M

quinta-feira, abril 18, 2013

O JARDIM DE DEUS



Desde o início Deus sempre quis nos dá o melhor para nós,a bíblia nos diz em Gênesis "2" que Ele plantou um jardim no Éden e nele colocou o homem. a questão é qual seria o  propósito de Deus ao colocar o homem neste jardim. Vamos analisar então o capitulo citado acima do versículo 8 ao 23.Já no versículo "8" diz:  " E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, do lado oriental; e pôs ali o homem que tinha formado".Neste versículo entendemos que o jardim ere um lugar de intimidade com Deus,pois Ele sempre estava presente no jardim, este foi criado para ser um lugar intimo de Deus com o homem, isto é tão verdade que no capitulo 3;8 diz:" E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração  do dia”. Todos os dias o Senhor estava ali,Ele vinha visitar a sua criação. Ele queria que o homem o conhecessse de perto,intimamente.já o versículo "10" fala de "dependência", veja o que diz o texto: "E saía um rio do Éden para regar o jardim; e dali se dividia e se tornava em quatro braços".o homem sempre dependera de Deus, observem que o rio estava fora do jardim;é como se Deus estivesse dizendo :é de mim que sairá a providência. o jardim tinha muitas bençãos, mas jamais ele sobreviveria sem o Édem. pois por mais abençoados que venhamos ser sempre estaremos na dependência do nosso Deus. Ele é a fonte de tudo o que nòs temos e o que somos. No versículo " 11 e 12 " diz : "O nome do primeiro é Pisom; este é o que rodeia toda a terra de Havilá, onde há ouro.E o ouro dessa terra é bom; ali há o bdélio, e a pedra sardônica".  Pisom; que significa : "fluir gratuitamente", ou seja,  através deste rio Deus prover todas as nossas necessidades . Deus supre gratuitamente as coisas mais valiosas das quais necessitamos. No " 13 " diz:  "E o nome do segundo rio é Giom; este é o que rodeia toda a terra de Cuxe ". Giom significa “correnteza forte”. Ao entrarmos neste jardim ganharemos uma proporção que ninguém poderá nos deter. Deus fará de nós uma correnteza tão forte que as barreira e os obstáculos no nosso caminho serão desfeitos diante de nós. No " 14 " diz :  "E o nome do terceiro rio é Tigre; este é o que vai para o lado oriental da Assíria".  Tigre significa " ser rápido ". isto quer nos dizer que Deus tem  pressa em nos abençoar, Ele tem pressa em mover o seu Espirito dentro de nós,basta nós nos colocarmos na posição. Ainda no "14", diz : "e o quarto rio é o Eufrates". Eufrates em hebraico significa “doce e fértil”. Isto quer dizer que o rio de Deus deve produzir em nós fruto doces, coisas agradáveis abundantes. Já no versículo " 15 " fala: " E tomou o Senhor Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar".  Deus conta conosco para trabalhar e  para produzirmos neste jardim, e além disso devemos guardar o jardim que Ele nos deu. No " 18 " diz :  "E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele".

 este jardim não é lugar de solidão, não é para ser algo exclusivo de uma pessoa, pois ele é um lugar de compartilhar as bençãos de dividirmos tudo  o que Deus nos dá.e temos que neste jardim as bençãos são tantas que sempre precisaremos de alguém para nos ajuda. e por último nos versículos " 22,23 e 24 " diz : "E da costela que o Senhor Deus tomou do homem, formou uma mulher, e trouxe-a a Adão.E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada.Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne". Deus está nos dizendo que neste jardim  devemos aprender a tratar as demais pessoas com igualdade, como nossos semelhantes e nunca como alguem inferior a nós. 
Assim sendo queridos, Deus tem sempre um jardim para nos dá, basta nós crermos e confiar, todavia devemos tomar cuidado para que não aconteça conosco o mesmo que aconteceu com Adão e Eva no jardim.

Um comentário:

  1. amei seu blog essas mensagens sao muito boas nos leva a pensar no amor de deus por nós. e que nos deveriamos ter por nossos irmaos
    parabens.

    ResponderExcluir